IFL SP

Preparatório – Steven Johnson

Por Ingrid Barth

Steven Berlin Johnson nasceu em 1968 em Washington DC, nos Estados Unidos, onde viveu até se mudar para Nova York em 1990. Se especializou dentro dos temas de saúde e inovação. Hoje é um dos mais renomados e conceituados escritores de não-ficção da atualidade, sendo que aos 54 anos, já contabiliza 13 livros publicados. O autor é casado com Alexa Robinson e tem 3 filhos.

Antes de falarmos sobre seus livros e consequentemente da grande contribuição das suas ideias, vamos falar um pouco sobre a sua formação. Ele se graduou em semiótica pela Universidade de Brown, fez pós-graduação em literatura inglesa pela Universidade de Columbia e atualmente é professor na Universidade de NY.

É autor de 13 livros, sobre os mais variados temas, como por exemplo tecnologia, ciência, inovação, história da humanidade e experiências pessoal. Johnson tem uma mente fértil e provocativa, mostrando-se sempre muito fascinado pelo processo criativo. É editor contribuinte para a Wired e escreve regularmente para jornais de grande circulação como o The New York Times, The Wall Street Journal, The Financial Times e muitos outros. Ele também atua profissionalmente nos conselhos consultivos de várias empresas relacionadas à Internet, incluindo Medium, Atavist, Meetup.com, Betaworks e Patch.com. Sua obra mais famosa é “De onde vem as boas ideias”, onde ele afirma que as boas ideias são palpites lentos que levam tempo para evoluir.

No seu mais recente livro, Longevidade: Uma Breve História de como e Por que Vivemos Mais, ele afirma que inovações poderosas não precisam ncessariamente ser “coisas”, elas podem ser “métodos”, e acrescenta: “O exemplo mais óbvio é o método científico em si: construir hipóteses sobre como algo funciona, testá-las e, então, refinar uma hipótese com base no resultado do teste. Esse foi um “método” que permitiu o surgimento de milhares de inovações. No livro Longevidade: Uma Breve História de como e Por que Vivemos Mais, falei sobre a importância da criação da categoria estatística da expectativa de vida: a partir do momento em que você consegue medir esses dados, pode fazer comparações entre diferentes regiões, diferentes comunidades ou diferentes períodos no tempo, vendo qual grupo teve melhor performance em termos de expectativa de vida. Isso facilitou a detecção de problemas de saúde e a elaboração de soluções.”

Seus principais livros (Título original em inglês seguido do ano de publicação):
  • Interface Culture: How New Technology Transforms the Way We Create and Communicate 1997
  • Emergence: The Connected Lives of Ants, Brains, Cities, and Software 2001
  • Mind Wide Open: Your Brain and the Neuroscience of Everyday Life 2004
  • Everything Bad Is Good for You: How Today’s Popular Culture Is Actually Making Us Smarter 2005
  • The Ghost Map: The Story of London’s Most Terrifying Epidemic—and How it Changed Science, Cities and the Modern World 2006
  • The Invention of Air: A Story of Science, Faith, Revolution, and the Birth of America 2008
  • Where Good Ideas Come From: The Natural History of Innovation 2010
  • Future Perfect: The Case for Progress in a Networked Age 2012
  • How We Got to Now: Six Innovations That Made the Modern World 2014
  • Wonderland: How Play Made the Modern World 2016
  • Farsighted: How We Make the Decisions That Matter the Most 2018
  • Enemy of All Mankind: A true story of piracy, power, and history’s first global manhunt 2020
  • Extra Life: A Short History of Living Longer 2021
A criatividade vem de conexões surpreendentes entre ideias ou de colaborações improváveis com outras pessoas – e a internet tornou esses links fortuitos bem mais comuns. Por outro lado, você precisa de tempo para que as ideias evoluam na sua cabeça. Precisa de tempo para que sua mente possa vagar um pouco.