IFL SP

Preparatório – Pedro Englert

Por Ana Luísa Gusmão de Lima

Pedro Englert é formado em administração de empresas com ênfase em finanças pela UFRGS, pós graduado em Varejo e Serviços pela USP e pela Singularity University. Foi sócio da XP Investimentos por 10 anos e CEO do portal InfoMoney.

Em 2016, conjuntamente com Marcelo Maisonnave, Eduardo Glitz e Maurício Benvenutti, todos ex-XP, associou-se ao time da Startse, que na época era uma startup do interior de MG que vendia cursos online. A Startse se tornou uma plataforma digital desenhada para conectar todo o ecossistema brasileiro de startups com 3 pilares: motivação, educação e conexão, propondo-se a conectar as startups brasileiras com o Vale do Silício.

A Startse atualmente se consolidou como uma escola de negócios transformadora, voltada para a nova economia, baseada em São Paulo e com escritórios nos EUA e na China. Em 2021, recebeu um aporte de R$ 75 milhões da gestora Pátria, sendo o primeiro investimento da casa de private equity numa companhia do universo de startups e também o primeiro cheque institucional da StartSe.

O encontro de Englert com a Startse aconteceu logo após se desligar do mercado financeiro, aos 37 anos, durante um ano sabático. Em sua estada no Vale do Silício, conheceu a Startse, encurtou o período de descanso e voltou a colocar a mão na massa. Com um investimento conjunto de 800 mil e Pedro no posto de CEO, começou uma nova fase de decolagem da Startse.

Pedro ficou no posto de CEO até julho de 2020, quando passou a assumir o Comitê Executivo da empresa.

É também Co-Fundador da NVA Capital, gestora especializada em investimento em Startups que possui no portfólio 10 empresas com grande crescimento em seus mercados, são elas as Fintechs: Vortx, Warren, FitBank, Monkey, Conta Simples e Realize, as DNVBs Yuool e Lovin e a Empresa de Mídia BM&C. Além de tudo, é membro do conselho da associação brasileira de fintech e da Júnior Achievement, onde também atua como VP da organização.

Pedro é um executivo da nova economia e deixou mercados tradicionais para empreender e investir. Ele associou sua experiência com o que absorveu no Vale do Silício, criando uma prática de gestão que funciona em diversos negócios, em suas próprias palavras à Exame (https://exame.com/carreira/a-trajetoria-de-executivos-que-viraram-lideres-da-nova-economia/). Inclusive, é esse aprendizado que ele aplica em seus investimentos e que compartilha em cursos da Startse, entrevistas e palestras.