IFL SP

Preparatório – Fabio Coelho

Por Jader Pires

Fábio Coelho se define como um Cidadão do Mundo e sua carreira de sucesso como executivo internacional corrobora suas palavras. Fábio é Presidente do Google Brasil desde 2011 e Vice-Presidente do Google Inc.

Com mais de 33 anos de experiência e passagens em empresas como Pepsico (Quaker Oats), Citibank, AT&T e iG (Internet Group do Brasil), iniciou sua jornada no mundo corporativo nos EUA ao passar no processo seletivo para trainee internacional da Gillette em 1989, sendo um dos 16 estudantes escolhidos em todo o mundo para se mudar para Boston e fazer um programa que além da experiência empresarial também incluía aulas em Harvard durante a noite.

Nascido no Espírito Santo e filho de um funcionário público da Vale do Rio Doce, se formou em engenharia civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro onde também concluiu um MBA em Marketing. Apesar de ter construído toda sua carreira no setor privado, Fabio é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) que é um colegiado composto por representantes da sociedade civil para assessoramento direto ao presidente da República.

Figura constante em rankings de premiação por excelência como Melhores CEOs da Forbes Brasil e CEO do Ano pela Exame, durante sua gestão o Google Brasil ganhou por 7 anos consecutivos o prêmio Great Place to Work e foi eleita a Empresa dos Sonhos dos Jovens por 3 anos pela Cia de Talentos. Fabio também é presidente do conselho Consultivo do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), conselheiro da Cria Global e da Pipa.vc (think tank de inovação e empreendedorismo) e membro do Conselho da Graded School.

Em entrevistas recentes, ao ser questionado sobre o papel de Presidente em uma empresa, Fábio defendeu que Presidente é apenas um cargo, mas ser Líder é um estado de espírito. Para ele “a gestão do CEO é pautada em transmitir esperança e apresentar um caminho melhor para as pessoas, estabelecer relações de confiança, demonstrar estabilidade emocional, reconhecer os outros e ter compaixão”. Também afirmou que para ser um líder é necessário aprender e escutar o tempo todo, logo não se pode ter um estilo único para administrar empresas ou negócios diferentes.

Ao comentar sobre grandes transformações tecnológicas que vivenciou, elenca o conceito da informação na nuvem e o papel do digital na vida das pessoas que era acessório em 2010 e hoje é central. Considera que processos de inteligência artificial e machine learning são um tema crucial de transformação tecnológica atualmente.

No dia 28 de abril da última semana, durante o evento Think With Google 2022, Fabio comentou sobre a PL das Fake News, afirmando que ainda existem vários pontos a serem tratados, portanto, o projeto não está maduro para ser votado pois iria deixar temas em aberto e criar instabilidade no ecossistema todo. No mesmo evento comentou sobre a compra do Twitter por Elon Musk, dizendo que ele poderia trazer arrojo e inovação e afirmando que a discussão de liberdade é da pauta e as pessoas têm que ter capacidade de se expressar respeitando a lei e as normas das plataformas. Vale lembrar que em 26 de setembro de 2012, Fábio foi detido pela Polícia Federal após o Google negar a retirada de vídeos do YouTube que acusavam Alcides Bernal (político do Partido Progressista e então candidato a prefeito da cidade de Campo Grande) de ser suspeito de praticar crimes.

Casado, o executivo é pai de três filhas – incluindo Ivana Coelho, youtuber que ganhou destaque ao participar do MasterChef Júnior, reality show de culinária da Band.